malagueta

 

O picante é causado pela capsaicina contida na malagueta, cujo teor depende da variedade.

As malaguetas, das quais o piri-piri é o mais conhecido em Portugal, são oriundas da América do Sul e preferem por isso um local quente e com muito sol. Existem muitas variedades de malaguetas, desde Jalapeño, Habanero, até Cayenne (também chamada pimenta-de-caiena) ou Thai, que variam não só no seu aspeto e na sua cor, mas também a nível do picante que contém. 

A maioria das variedades de malaguetas precisam de mais calor do que outros frutos, como por exemplo o tomate. As malaguetas preferem um solo solto e rico em nutrientes, pelo que se recomenda um substrato especial para horta.

Cultivo:

Conforme a variedade, são precisos entre 60 a 120 dias desde a semeadura até à colheita das malaguetas. Pode por isso começar a semeá-las já em fevereiro ou março, desde que estejam protegidas numa estufa ou no parapeito interior de uma janela. Antes de semear, é aconselhável mergulhar as sementes durante algumas horas em água morna, pois são por vezes de difícil germinação. Desta forma estimula-se a germinação e a planta pode desenvolver-se melhor. As sementes são de seguida semeadas num vaso, para esse efeito pressione-as aproximadamente um centímetro para dentro da terra e regue-as generosamente. 

 

Z

Características

  • Cultivada no Exterior e Vasos
  • Altura Média: até 80 cm
  • Coloração : laranja, amarela, vermelho
Z

Rega

As malaguetas precisam de muita água e devem ser regadas diariamente.  

Z

Exigências

  • Rega Frequente
  • Luz – Sol 
  • Manutenção Média 
Z

Alerta Problemas

As lagartas mais jovens raspam as folhas, causando pequenas manchas claras, inicialmente perfurando as folhas, mas deixando as nervuras centrais e laterais intactas.