batata doce

 

Algumas variedades ornamentais chegam a ter flores.

Devido à sua origem, a batata-doce não suporta no entanto uma temperatura do solo abaixo dos 10 graus, pelo que se recomenda o cultivo inicial na estufa ou em vasos. Quem não dispõe de uma estufa, deve apenas plantar a batata-doce no solo quando já não se esperam temperaturas negativas.

Cultivo:

Se não quiser comprar as plantas de batata-doce já crescidas pode também cultivá-las a partir dos tubérculos. Para isso há dois métodos: o primeiro assemelha-se ao cultivo de abacate num parapeito de janela com bastante exposição à luz solar. Em vez do caroço do abacate, é a batata-doce que fica na vertical com uma das pontas submersa num copo de água. Assim que a batata-doce tiver rebentos de aprox. 20 cm, pode plantá-la, sendo coberta pela metade com terra. O segundo método consiste em deixar as batatas-doces germinar numa caixa com substrato horta numa divisão da casa com bastante luz solar.

Ao plantar batata-doce na horta, há que respeitar uma distância entre filas de 50 a 60 centímetros e uma distância entre plantas de 30 a 40 centímetros. Para conseguir uma boa colheita no vaso, este deve ter um volume de pelo menos 30 – 40 litros.

 Fertilização:

 Sobretudo no caso do cultivo em vasos, uma só fertilização não é suficiente, pelo que usar o adubo para horta para ter um ótimo desenvolvimento.

Z

Características

  • Cultivada no Exterior, Vasos e Estufa
  • Altura Média: Variável (rasteira)
  • Coloração : laranja, roxo, vermelho
Z

Rega

As plantas precisam de muita água durante a fase de crescimento devido as suas folhas grandes.  

Z

Exigências

  • Rega Frequente
  • Luz – Sol / Meia Sombra
  • Fácil Manutenção 
Z

Alerta Problemas

A rotação é uma prática recomendável, assim
como a remoção de resíduos da plantação anterior e de infestantes que possam sustentar os insetos transmissores e os repositórios
de pragas.