Se a sua casa ou escritório não dispõem de janelas enormes e locais bem iluminados, não desespere. É possível ter e cuidar de plantas bonitas até nesses recantos. Existem muitas plantas que sobrevivem muito bem em ambientes poucos iluminados. Em verdade, todas as plantas precisam de luz solar para fazer a fotossíntese e se desenvolver, porém, algumas murcham ee morrem se ficam expostas diretamente ao sol.
Geralmente as plantas de sombra total exigem pouca rega , talvez uma a duas vezes por semana . Ao regá-la, contudo, tenha certeza que a humidade chegará às raízes tendo o cuidado de não deixar o solo encharcado.
As plantas adaptam-se e procuram a luz naturalmente.
CONHEÇA ALGUMAS VARIEDADES DE PLANTAS QUE GOSTAM DE LOCAIS À SOMBRA
Têm combinações de cores fantásticas contrastando com o verde, rosa, vermelho e amarelo. Cultive a Fitônia em vasos baixos e com boca ampla. Elas gostam de humidade, então as regas devem ser mais frequentes.
O Clorofito tem um especto elegante que transmite alegria ao ambiente. É fácil de cuidar, aceitando ambientes mais secos e com pouca luz.
Muito usada em vasos suspensos, o Clorofito pode ser regado mais regularmente.
Perfeita para ambientes internos , a Pilea peperomioides é de origem chinesa. Gosta de solo húmido e adora sombra. Tenha cuidado ao escolher o vaso; sempre com furos e mantenha o substrato bem drenado. Suporta bem temperaturas extremas, tanto ambientes mais frios quanto lugares mais quentes.
Esta deve ser a planta de sombra total mais utilizada nos interiores de casas e apartamentos em todo o mundo. É muito resistente e requer regas somente duas vezes por semana ou menos, dependendo da temperatura e Humidade do local.
O seu crescimento é lento podendo chegar a mais de um metro de altura.
É um planta ornamental muito bonita e uma das poucas espécies que florescem em ambientes internos e sombra. Muitos acreditam em sua capacidade de trazer boas energias e tranquilidade.
O Lírio da Paz é muito sensível a variações bruscas de temperatura e também à falta de água.
Considerada a planta de sombra mais conhecida e plantada em todo o mundo. E com razão! As folhas da Costela de Adão tem um recorte exuberante, de um verde vivo e caule vigoroso. As regas devem ser até duas vezes por semana já que a planta prefere ambientes mais secos.
É uma das plantas de sombra total e interior mais resistentes que existem. Adapta-se muito bem tanto a ambientes internos, de sombra total, quanto externos. É resistente a pragas e doenças. Não necessita muita rega, assim como, não precisa de podas.
O Sucesso para ter plantas saudáveis no seu jardim deve-se em grande parte ao Substrato que utiliza. O Substrato é a base de alimentação e desenvolvimento da Planta. Escolha sempre um que suprima as suas necessidades. Substratos universais podem não ser suficientes.
Ideal para azáleas, rododendros, camélias,
hortênsias, magnólias, gardenias, (…)
Ideal para todo o tipo de plantas com flor. Favorece a coloração e a floração.
Com a cobertura conseguirá manter a temperatura e humidade estáveis e ainda proteger contra as geadas.