Plantas para um Inverno florido

Os bonitos jardins de verão vão com o início da época fria sofrer algumas alterações. As plantas que temos em vasos, poderão ser resguardadas e trazidas para o interior. No entanto, as que estão plantadas na terra e em canteiros, devem ser substituídas pelas chamadas Plantas de Inverno. São escolhidas por Suportarem temperaturas baixas, pela sua elevada resistência às inclemências meteorológicas e pela sua floração outonal ou invernal.

O QUE SÃO PLANTAS DE INVERNO?
Ao contrário do que se pensa, é possível ter plantas verdes e com flor durante a estação fria. As plantas de Inverno são mais resistentes que as restantes, por ter uma folhagem perene (geralmente) e em muitas ocasiões, por florescer mesmo com temperaturas baixas. Se pensa que no Inverno não há lugar para a jardinagem desengane-se.  Veja connosco algumas das plantas mais populares e utilizadas nesta época do ano.

Amores-Perfeitos
Os amores-perfeitos são híbridos muito usados na ornamentação exterior, dado que enchem de vida e cor o jardim mesmo nos meses mais frios do ano.
Se está a pensar em plantá-los, coloque-os em zona de pleno sol. Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos com bastante matéria orgânica, a mistura de plantação deve ter uma boa percentagem de matéria orgânica. Para plantação em vaso ou canteiro, usar um bom substrato para Plantas de flor que drene bem a água da rega (não toleram os encharcamentos).
Ao regar, evite molhar as pétalas das flores.

Cíclame
O cíclame (Cyclamen) precisa de um local com muita luz, mas sem sol direto.
Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Gosta de regas frequentes.

Para plantação utilizar um substrato para plantas com flor, mas adicionar pelo menos uma vez por ano matéria orgânica.

Azálea (Azalea japonica)

A azálea dá flor no inverno e na primavera, é gosta muito das zonas de sombra do seu jardim. Dá-se muito bem em vasos e floreiras desde que não tenha muitas horas de sol intenso. Prefere solos ácidos, ricos em matéria orgânica e soltos
Quando planta, deve usar substrato para plantas acidófilas.

Urze (Calluna sp)

Uma das florações mais bonitas da estação, quer em bordadura, vaso ou floreira.
Gosta de Sol, solos ácidos, boa drenagem, rico em matéria orgânica. Não gosta de solos secos e expostos ao vento. Não se esqueça que é necessário fazer uma manutenção periódica, limpando flores, folhas e ramos secos. Se plantas as urzes em vasos ou floreiras, utilize um substrato para acidófilas.

Camélia (Camellia japonica)

As camélias são intemporais e apresentam uma beleza com a sua folhagem verde brilhante e a sua floração pouco comum. Gostam de meia sombra e preferem solos ácidos, ricos em matéria orgânica e soltos. Quando planta em vaso ou canteiro deve usar substrato para plantas acidófilas. No final da floração deve podá-las.

JARDIM DE INVERNO - TAREFAS

Ainda pode plantar algumas bolbosas como tulípas, narcisos ou vivazes

JARDIM DE INVERNO - TAREFAS

Para que as folhas e Flores não fiquem queimadas, evite a exposição a correntes de ar

JARDIM DE INVERNO - TAREFAS

Se o Substrato está desgastado, retire a camada superficial e acrescente NOVO.

JARDIM DE INVERNO - TAREFAS

No terraço prepare vasos com variedades de plantas resistentes a esta época do ano

SOLUÇÕES DE PLANTAÇÃO

O Sucesso para ter plantas saudáveis no seu jardim deve-se em grande parte ao Substrato que utiliza. O Substrato é a base de alimentação e desenvolvimento da Planta. Escolha sempre um que suprima as suas necessidades. Substratos universais podem não ser suficientes.

Ideal para azáleas, rododendros, camélias,
hortênsias, magnólias, gardenias, (…)

Ideal para azáleas, rododendros, camélias,
hortênsias, magnólias, gardenias, (…)

 Com a cobertura conseguirá manter a temperatura e humidade estáveis e ainda proteger contra as geadas.